sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Governo adia cortes nas pensões dos viúvos para Julho

Os novos cortes sobre as pensões de sobrevivência só vão ser aplicados no segundo semestre, anunciou hoje o Governo.
Os novos cortes previstos no Orçamento do Estado que incidem sobre as pensões de sobrevivência só vão ser aplicados no segundo semestre, anunciou hoje o secretario de Estado da Segurança Social. Agostinho Branquinho justifica o adiamento com adaptações informáticas. O PS fala em decisão "eleitoral para depois das europeias".
"As medidas que resultam da aplicação de novos critérios da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) na execução do Orçamento do Estado para 2014 não permitem que sejam já integradas nas pensões de Janeiro e Fevereiro", disse Agostinho Branquinho no Parlamento. "Este ajuste vai ser feito ao longo de seis meses a partir do segundo semestre", acrescentou.
O governante não foi claro na concretização das medidas, mas em causa estarão as que se referem ao alargamento da base de incidência sobre a qual incide a CES, e que passa a contar para o calculo com as pensões de sobrevivência, e a introdução de cortes nas pensões acima de 2000 euros.
O governante justificou este adiamento na aplicação dos cortes com os "desenvolvimentos informáticos" necessários.

O deputado do PS Pedro Marques considerou que esta é uma decisão "politicamente eleitoral para depois das europeias". As eleições europeias estão marcadas para 25 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário