quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mau tempo não dá tréguas até domingo

A Autoridade Nacional de Proteção Nacional emitiu esta quarta-feira um comunicado onde avisa a população para vento forte, agitação marítima e chuva forte durante toda a semana.
De acordo com a mesma fonte, os ventos fortes devem concentrar-se principalmente nas regiões Norte e Centro. As regiões do Minho e do Douro litoral vão enfrentar uma precipitação intensa com tendência para se acumular e a costa ocidental enfrentará, novamente, forte agitação marítima com ondas a atingir até 13 metros de altura.
No comunicado pode ler-se ainda que as bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo são "susceptíveis à ocorrência de cheias" e que "fenómenos de galgamento costeiro" são bastante possíveis.
A Proteção Civil nacional pede à população que adote "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade" e tendo especial cuidado com a "possível formação de lençóis de água nas vias" e apela à cessação de "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima".
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu vai estar muito nublado na quinta-feira, com abertas a partir da tarde. A chuva vai ser constante e "por vezes forte", que podem ser granizo e trovoada a partir da tarde.
Está prevista a queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, com a cota a descer para os 600/800 metros a partir da tarde.
O vento vai ser moderado (25 a 35 km/h) no sul, vai ser forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 95 km/h no litoral oeste, e muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 120 km/h nas terras altas.
Na zona da Grande Lisboa, o céu vai estar muito nublado, com abertas a partir da tarde, em que podem ocorrer períodos de chuva muito forte.
No Grande Porto, a chuva também vai ser persistente e forte, com possibilidade de granizo e trovoada, mas o céu vai ter algumas abertas a partir da tarde.

Na Costa Ocidental, as ondas do quadrante oeste devem estar entre 5 e 7 metros a norte do Cabo Raso e entre os 4 e 5 metros a sul do Cabo Raso.
Para sexta-feira estão previtos aguaceiros especialmente para as regiões Norte e Cento, que serão de neve acima dos 600/800 metros. As temperaturas máxima e mínima vão descer e o vento será forte nas terras altas.
Para o fim de semana estão previstos períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros a partir da tarde. Vai também registar-se queda de neve acima de 1200 metros.
O quadrante Oeste vai registar vento fraco a moderado (10 a 25 km/h), já nas terras altas será forte (40 a 50 km/h) até ao início da tarde. A temperatura mínina vai aumentar

Sem comentários:

Enviar um comentário